top of page

O que esperar de "A sereia", novo livro de Kiera Cass


Faltam 4 dias (sim, 4!) para que A sereia, no novo livro de Kiera Cass, esteja nas livrarias do país. O livro foi o primeiro que a Kiera escreveu. Ela o publicou pela primeira vez em 2009 em uma edição independente (sem editora). Recentemente a mesma editora de A seleção optou por publicá-lo, então Kiera Cass aproveitou a oportunidade para dar uma repaginada na história que escreveu quase sete anos atrás. E é essa nova versão que chegará nas livrarias no dia 26 de janeiro de 2016.



A história ainda é a mesma: uma garota à beira da morte aceita ser serva da Água por 100 anos em troca de uma nova chance de viver após o fim da sentença. Como serva, ela deve usar sua voz para naufragar navios para que a Água se alimente das vítimas afogadas. (Sinopse completa aqui.)


A primeira versão de A sereia nunca foi publicada no Brasil (e não está mais disponível para compra), então para nos contar como é essa nova versão do livro da Kiera que está prestes a chegar ao Brasil, aqui está a resenha da Laura, que foi sortuda o suficiente para ler uma versão antecipada da nova versão ainda na semana do Natal de 2015. Confiram a tradução:



No segundo dia de Natal, Akhlen deu aos seus seguidores uma resenha de A sereia. Eu terminei este livro no dia em que o recebi, aproximadamente uma semana e meia atrás, e desde então eu o deixei marinando em minha cabeça e meu coração.


Esta resenha NÃO CONTÉM SPOILERS.


Todo o conteúdo em meu Tumblr/Twitter/Instagram não terá spoilers até 26 de janeiro.


Duas Versões


Não é segredo ALGUM que eu amei a primeira versão impressa em 2009. Foi revigorante, empolgante, tudo o que eu esperava de um livro. E apesar de eu amá-lo, ele tinha inúmeras falhas. Então quando foi anunciado que a HarperTeen publicaria em 2016 uma versão reescrita, eu estava além da euforia. Receber uma versão antecipada para ler (e resenhar) quarenta dias antes da data de publicação foi a única coisa melhor do que isso.


Agora, as duas versões devem com certeza serem tratadas como entidades separadas. Você pode amar as duas versões, ou amar uma mais do que a outra, e não teria diferença, porque elas têm propósitos diferentes. São livros similares, mas não o mesmo. A não ser pelos nomes dos personagens, o período em que se passa e muitos dos locais, muita coisa mudou. E ISSO É BOM. Imagine ter que voltar aos seus trabalhos da escolha e projetos de seis anos atrás. Há milhões de coisas que você provavelmente mudaria com o tempo e as fontes de pesquisa, tanto porque não estavam perfeitos da primeira vez quanto porque você aprimorou-se nos últimos seis anos. Essa foi uma tarefa intimidadora para Kiera Cass e estou impressionada com o resultado.


Resumo


Kahlen (cujo nome se pronuncia QUEilin) é uma garota que nasceu na década de 1910 e recebeu uma segunda chance de viver após quase morrer afogada. A Água designa entre 3 e 5 jovens mulheres como sereias para usarem sua voz a fim de naufragar navios (assim a Água pode se alimentar das vítimas do naufrágio e manter vitalidade para servir o planeta), assim como o mito grego (das sereias, não a Água comendo pessoas para obter energia). Em troca de cem anos de servidão, as sereias vão esquecer suas vidas passadas como Sereias e finalmente terão a vida que deveriam ter.


É uma vida solitária sem contato algum com humanos, mas Kahlen tem suas irmãs Sereias: Aisling, Miaka e Elizabeth, reunindo garotas de todas as idades e cada uma com sua experiência para ensinas umas as outras.


Mas Kahlen quebra as regras. Ao se apaixonar por um humano, Akinli (que se pronuncia aQUINli), a espécie a qual ela é designada para matar, Kahlen coloca em risco seu segredo e a vida dos dois. Os riscos são altos quando um mínimo deslize poderia custar as vidas de Kahlen e Akinli.


Citações


As verdadeiras artes de Kiera Cass sempre serão seus personagens bem-desenvolvidos e interessantes e suas citações lindas, inesquecíveis, e de apenas uma linha. Algumas delas eu já havia postado antes:


"Eu esperara uma eternidade para isto. E faria tudo outra vez se fosse necessário."

(Há outra fala nessa página que é ainda mais linda e de tirar o fôlego.)


"A vida não faz sentido. Nem o amor. E mesmo assim, por acaso eu ainda não repetiria cada segundo?"

"Imagino que sim."

"Sem dúvida alguma. Sim."


"Sempre há espaço para o amor. Mesmo que seja pequeno como uma fresta na porta."

(Uma citação muito importante, como vocês vão ver.)


Há tantas outras, que preciso de todas as minhas forças para não tuitar frases aleatórias o dia inteiro.


Pensamentos Finais


A sereia fala sobre tanta coisa que alguém poderia pensar que não seria possível fazer isso com tanta eficiência, mas Kiera Cass encontra uma saída.


Os tópicos incluem nada menos que: Normas sociais através do tempo, diversidade de experiências, abuso, sacrifício, TODOS os tipos de amor (entre mãe e filho, entre amigos, entre almas gêmeas), o impacto da natureza no mundo e o impacto do mundo na natureza, o equilíbrio da vida, e perda. Com elementos supernaturais e de fantasia aplicados no mundo moderno, incluindo amizades importantes e relacionamentos, este livro é mais que um romance, apesar de o relacionamento ser o centro da maior parte do livro.


Aos fãs de A seleção, vocês vão amar conhecer esse mundo novo, se obcecar pelo romance totalmente consumidor, e refletir sobre as coisas que valem a pena lutar porque é o certo a se fazer.


Aos novos leitores de Kiera Cass, este é um livro único (nada de esperar por sequências!) e um exemplo perfeito — e do tamanho de um livro — de seu trabalho.


Estou ansiosa para a reação de todos vocês em janeiro. Minha caixa de perguntas estará aberta para qualquer um que quiser discutir sobre o livro ou tiver outras questões.


Texto original: aqui.



Ficou com vontade de ler? Calma que falta pouco tempo. Enquanto isso, você pode assistir ao trailer do livro que foi leberado ontem (21/01) e ao vídeo da Kiera falando um pouco mais sobre A sereia.

POSTS EM DESTAQUE

POSTS EM DESTAQUE

Recent Posts

ATUALIZAÇÕES RECENTES

ATUALIZAÇÕES RECENTES

bottom of page