top of page

Kiera Cass fala sobre a representatividade LGBT+ em seus livros

ATENÇÃO, SPOILERS DE A COROA!


A representatividade de minorias em livros YA é um assunto recorrente nos dias de hoje, e os livros de Kiera Cass não ficam fora desse grupo. Antes da publicação do último livro da série, A coroa, abordar o tema em perguntas para a Kiera era, em sua maioria, por curiosidade de saber mais detalhes sobre o mundo de Illéa.


Porém, A coroa nos trouxe o conflito de dois personagens gays, Hale e Ean, dois dos Selecionados da princesa Eadlyn que se apaixonaram. Illéa é um país que, apesar dos avanços sociais nos últimos anos, ainda traz sequelas de um antigo sistema de castas tradicionalmente patriarcal. O assunto chamou a atenção dos leitores e, eventualmente, de Kiera Cass, que fez o seguinte comentário:


Chegou até mim que a descrição do tratamento de personagens LGBT+ mostrado nas páginas 150-151 [edição americana] de A coroa incomodou alguns de vocês. Eu certamente entendo o motivo, porque não é lá muito positivo. Eu não quis fazer disso uma opinião pessoal ou estabelecer um padrão de tratamento. As pessoas têm me perguntado no decorrer dos anos por que a comunidade gay não é visível nos livros e, após alguma inspeção, compreendi que era o sistema de castas que as mantinham excluídas ou se sentindo como se tivessem a necessidade de se esconder. E, como muitos dos outros preconceitos que vemos, os sentimentos só estão na superfície.


Certamente espero que as próprias palavras da Eadlyn expressem como ela sentiu que esse tratamento não é apenas desnecessário, mas também cruel. Espero que isso comece a regredir ao passo que ela apoiará Ean e Hale. E quanto a maiores explicações, eu entrei nisso contando a história da Eadlyn. Esse foi sempre o objetivo. Se vocês quiserem criar um mundo maior e melhor para Ean e Hale (ou qualquer outro personagem), eu lhes encorajo a fazer isso por meio de fanfics, o que eu sempre apoiei.


Se essa não for a melhor ou a mais completa das explicações, peço desculpas. Tenho outras coisas acontecendo e não estou conseguindo pensar com tanta clareza quando o usual. Genuinamente, isso era para ser uma resposta para uma pergunta que perdurou por muito tempo, e sinto muito mesmo por ter magoado qualquer um de vocês. Posso não estar por perto por um tempo para responder perguntas relacionadas, mas não quis que isso passasse sem que eu dissesse algo. Como sempre, envio o meu amor.


O trecho que a Kiera mencionou, apesar de citar as páginas da edição estadunidense, equivale às páginas 172-173 de A coroa, quando Hale conta a Eadlyn que está apaixonado por Ean e por isso não pode se casar com ela.


Texto original aqui.

POSTS EM DESTAQUE

POSTS EM DESTAQUE

Recent Posts

ATUALIZAÇÕES RECENTES

ATUALIZAÇÕES RECENTES

bottom of page